sábado, 20 de março de 2010

Discurso do Método / Curso de Filosofia Positiva/ Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais

1-DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Ícone, 2006.
2-COMTE, A. Curso de Filosofia Positiva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
3-TRVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1980.








1-DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Ícone, 2006.
2-COMTE, A. Curso de Filosofia Positiva. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
3-TRVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1980.

Resenhando......... :) :) :) :) :)

Os princípios deduzidos da filosofia, segundo Descartes (2006), tentam estabelecer a precipitação e prevenção, exercitando sempre aos método de que se compõe a lógica baseados em quatro pontos: não aceitar o verdadeiro, sem conhecê-lo total, dividir as dificuldades para melhor resolvê-las, ordenar pensamentos, do simples aos mais complexos, e enumerar o complexo e revisar o geral, segurando-se da omissão. Nessa obra se explica, justifica e classifica uma série geral das ciências.
Na analise da filosofia e hierarquia positiva, Comte (2000), classifica as causas do fracasso da ciência pela incompetência dos filósofos, e pelo caráter prematuro das tentativas, no entanto as circunstâncias foram favoráveis ao positivismo devido os modelos de classificação dos filósofos, e pela distinção do teórico ao prático, bem como pelas relações da ação e especulação. As distinções do abstrato e do concreto enquanto ciência são necessariamente artificiais, devido uma combinação histórica e dogmática, tendo em vista que os princípios hieráquicos da epistemologia do positivismo acontece pela simplicidade e genealidade decrescente e dependência crescente dos fenômenos já estudados.
A filosofia positiva se encontra dividida em cinco ciências fundamentais: a astronomia que influencia todos as outras sem serem influenciadas por estes; a física, a química, a fisiologia e a física social, que são as mais complicadas, pois dependem mais ou menos de todos os procedentes, sem exercer sobre eles influencia alguma.
Já analise de Triviños (1980), o positivismo é uma tendência dentro do idealismo filosófico representando uma das linhas do idealismo subjetivo, que podem ser encontrados no empirismo, já na antiguidade. Fundado por Comte(2000), o positivismo é uma filosofia da história, pela evolução do pensar humano- teológico, metafísico e positivo; é uma classificação das ciências, e uma elaboração de disciplina para estudar os fatos sociais.
Em sua evolução: positivismo clássico, empirísmo de Avenarius (1896) e Mach (1916), neopositivismo que são matrizes do lógico, empírico, filosofia de analises, behaviorismo, neobehaviorismo, e pragmatismo. Facilmente entendido que o positivismo se colocou no extremo oposto da especulação, exaltando sobretudo os fatos, em sua caracterização considera a realidade dos fatos como formação por partes isoladas, a não aceitação de outra realidade que nao seja os fatos, descobrindo as relacoes entre as coisas e a neutralidade da ciencia, bem como a rejeicao as metafisicas, verificacao e demonstracao de verdades.
Nesse contexto, os autores tentam caracterizar o positivismo lógico, como sendo uma filosofia geral de uma ciência. Voltada para uma leitura acadêmica, a filosofia positivista não só influenciou de forma educacional, mas também a vida social, economica, política, e em especial as nações da America Latina.

Universidade de Fortaleza - CE
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso : Mestrado em Administração de Empresas
Turma: XVI - 1º período
Prof. Dr.Aurio Leocádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário