quarta-feira, 3 de março de 2010

Karl Popper – Lógica da Pesquisa Científica – Fichamento do cap. 1



A LOGÍCA DA PESQUISA CIENTÍFICA

POPPER, Karl (1935) A Lógica da Pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972, Secções 1-3.

O estudo epistemológico da ciência que caracteriza o texto no capítulo primeiro, coloca que as teorias nunca são empiricamente verificáveis, ou seja, teorias enquanto ciência são experimentos. No entanto, se considera um sistema se ele for confirmado pela experiência.
A leitura do texto se caracteriza pelas colocações de alguns problemas fundamentais na lógica da pesquisa cientifica, que segundo Popper (1972), são: O problema da indução (ciências empíricas); Eliminação do psicologismo (reconstrução racional dos processos mentais); Prova dedutivas de teorias ( comparações conclusivas, investigação, comparação e confirmação); O problema da demarcação ( distinção do empírico, matemática, lógica , metafísica , outros); A experiência como método ( ciência empírica como experiência); A falseabilidade como critério de demarcação ( as significâncias julgadas como falseabilidade e ou verdade); O problema da base empírica ( demarcação face aos sistemas teóricos); e a objetividade cientifica e convicção subjetiva ( objetivo – justificável e compreendido, subjetivo- convicção).
O problema da teoria por método cientifico por sua vez, tem característica pelas decisões metodológicas como indispensáveis (semelhança positivista – significados e ou veracidade); Abordagem naturalista da teoria do método ( apelo a autoridade da experiência) ; E as regras metodológicas apresentadas como convenções ( a lógica da pesquisa como ciência ).
O texto é indicado para alunos, professores e pesquisadores, sendo esse um rico conhecimento sobre a epistemologia da pesquisa cientifica, no qual segue uma sequência lógica de forma organizada das teorias da pesquisa enquanto ciência, que tenta agrupar em uma só doutrina a critica do conhecimento, com base na filosofia e historia das ciências. Uma filosofia semiótica ( a língua), e não apenas semântica ( estudo da língua especializada ), que compreende uma sintaxe ( combinação das frases naturais), uma semântica e uma pragmática ( as palavras e sua significância ).
Para melhor compreensão da leitura, considero que seja interessante se ter um conhecimento sobre a epistemologia enquanto ciência, no entanto como diz no texto a ciência empírica ( o conhecimento comum), deve ser verificada , experimentada e analisada ( nesse caso o uso de um dicionário paralelo a leitura acarretará uma melhor compreensão), isso devido ao uso de linguagens especializadas aos métodos a serem utilizados na lógica de uma pesquisa cientifica.
A partir das ideias do texto, podemos tirar conclusões lógicas que são ou que pode ser comparadas com outras conclusões e tirar relações lógicas, que segundo o autor existem quatro maneiras: comparação de conclusões, investigação da lógica da teoria, comparar com outras teorias, confirmação pelas experiências, nas quais já citadas acima. Para compreender o processo de uma teoria enquanto ciência.

Universidade de Fortaleza - CE
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso : Mestrado em Administração de Empresas
Turma: XVI - 1º período
Prof. Dr. Aurio Lucio Leocadio

4 comentários:

  1. A propósito, gostei das suas fotos, que beleza, bem laureadinha

    ResponderExcluir
  2. Sanhux, Muito obrigada pela sua excelente referência. Agora.... essa resenha crítica aí " é a minha", visse/ :) :) :) :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Gilmara!!
    Por isso que eu continuo achando que o mundo vai ser dominado pelas mulheres! :)

    Felipe Almeida

    ResponderExcluir
  4. Caso não tenha um nerd como vc, visse/ Um curriculo que vai desde o inglês, frances, Cirque de soleil... Fica mto difícil... :)
    Qto a nossa avaliação de métodos quantitativos... é com vc Felipe...

    ResponderExcluir