quarta-feira, 10 de março de 2010

Os Filósofos do Capitalismo A genialidade dos homens que construíram o mundo dos negócios



Como diz o nosso Prof. Chico Correia ... Fantástico!!!!

Os Filósofos do Capitalismo - e por que não dizer..... uma excelente leitura!!!

.....A genialidade dos homens que construíram o mundo dos negócios
De autoria da Andrea Gabor, com um ensaio de 432 páginas.

Bem pessoal, hoje não irei resenhar e nem fichar, tah/

Vamos dizer que: uma breve análise, porém não é resumo crítico como falei, como também não informativo, pois não será submetido a nenhum congresso, nem uma sinopse ( tem mais de 100 caracteres), melhor descrever que seja um resumo indicativo ( um convite a leitura, no entanto com mais de 500 caracteres).

Bem, iniciando a indicação ..... A leitura dos Filósofos do capitalistmo explora a vida e obra de homens que eram tanto filósofos quanto praticantes, como por exemplo o Alfred Sloan, Pierre du Pont, Robert McNamara e o menos conhecido Chester Barnard.

Das IES que eles ajudaram a construir, estas personalidades se destacam porque criaram novas formas de empresa ou de alguma outra forma de mudar um todo no que se refere a maneira de como os executivos como grupo pensam e praticam a arte e a disciplina da gestão.

Na verdade, seria..... um breve convite a epistemologia de uma gestão de pessoas, e não de TI. É a história de como a administração dominou, alternadamente, a tecnologia, a força, a persuasão e a inspiração para levar pessoas a atingir os objetivos de uma organização, VAMOS DIZER QUE : AO INEFÁVEL, A RESILIÊNCIA, A POLIVALÊNCIA, E SOBRETUDO A CRIATIVIDADE., atualmente considerada como parte de uma relação de poder empresarial, que segundo as teorias de Cobra seria: a motivação, satisfação e a criatividade.

Nessa análise, os filósofos capitalistas, os avanços na sociologia, a psicologia e e a economia se combinaram e moldaram a prática e a teoria da gestão.

Considerando os retratos deste livro, que pode proporcionar a você, como pode proprocionar para mim.... uma taxonomia da rica herança multidisciplinar da administração.

Entre os capítulos, se incluem:

* Frederick Taylor O Pai da Administração Científica
* Mary Parker Follet A Mãe da Administração Pós-Científica
* Fritz Roethlisberguer e Elton Mayo, Dois Criativos Desajustados Que Inventaram as “Relações Humanas” (E Puseram a Harvard Business School no Mapa)
* Robert McNamara Os “Contadores”
* W. Edwards Deminig, Os Profetas do Movimento pela Qualidade e a Organização que Aprende
* Peter Drucker, O Homem da Grande Idéia

E que linda históriaa, visse/ Tão grande história dos pensadores que moldaram, e e moldam as lindas teorias de uma gestão chamada ADMINSITRATIVA.

Quanto ao Warren Bennis, autor de
Os Gênios da Organização (Campus)

......"Com uma narrativa equilibrada, a autora examina o desenvolvimento pessoal e intelectual dos filósofos capitalistas e demonstra como esses pensadores afetaram as grandes empresas pra o bem e para o mal...

Andrea Gabor tem um bom olho para revelar pormenores que orientavam ou limitaram as idéias dos seus pensadores."

Em Harvard Business Review

Andrea Gabor é escritora de negócios e cobriu questões gerenciais desde a crise de competitividade do início dos anos 80.

E com diz nosso doutor e professor...... Fantásticooooo!!!!!

:) Gil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário