quinta-feira, 18 de março de 2010

Pesquisa em Administração ( COLLIS, 2005) e Convite a Filosofia (CHAUI, 2003)

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo: Àtica, 2003



COLLIS, J; HUSSEY,R. Pesquisa em administração: Um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. .



A disciplina " Epistemologia e Metodologia Científica" , nos faz entender e conhecer um rico acervo epistemológico enquanto aplicabilidade de métodos a uma ciência.
Dentre esses, os livros citados acima....

Resenhando.....

Texto 1- COLLIS, J; HUSSEY,R. Pesquisa em Administração: Um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Texto 2- CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, São Paulo: Àtica, 2003.

As questões conceituais apresentadas por Collis e Hussuey (2005), corroboram na analise fenomenológica e positivista, enquanto modelos de pesquisa; na identificação de métodos chaves; e na possibilidade de um triangular, que podem transpor a esterilidade de abordagem a métodos únicos.
Na analise fenomenológica, uso de métodos qualitativos; e na positivista, uso de métodos quantitativos, são colocados três níveis de paradigmas: os filosóficos, os sociais e o técnico.
Paralelo a essa analise, as suposições principais: ontológica, que estuda as percepções dos atores humanos; as epistemológicas, como estudo do conhecimento; as osteológicas, como valor, atividades e comportamento de pessoas; as retóricas, que tratam a linguagem da pesquisa; e as metodológicas como processo de pesquisa.
Já na identificação de métodos-chave, são apresentados: os dados quantitativos, qualitativos, tamanho da amostra, teorias e hipóteses, tipos de dados, localização, confiabilidade (descoberta da pesquisa), validade (maneira precisa da situação), e generalização (aplicação de resultados para casos além dos examinados).
E por fim, os tipos de metodologias, que no método positivista são: corte transversal, experimentos, longitudinais e suryers; e nos métodos fenomenológico a pesquisa-ação, estudo de caso, etnografia, perspectiva feminista, teoria fundamentada, hermenêutica e inquirição participante.
Na segunda analise, convite a filosofia o contexto linguistico apresenta visões epistemologicas sobre: a ontologia que estuda pessoas e comportamento; Platão e o mundo das essencias e resolução do impasse filosofico, que vê o mundo material e sensivel as imagens e opiniões; a metafísica de Aristóteles pelas diferenças, conceitos , aventuras, cristianismo, ântico e antológico; e por fim a visão da nova antologia, vista como nem realista e nem idealista, que convida o leitor a adentrar em diferentes conceitos epistemologicos de uma ciência filosófica.
Na terceira analise, Aristóteles contextualiza o pragmatismo a um método epistemológico aos argumentos acerca de questões sendo essas o silogismo, como objeto de nossa investigação e o paralogismo, que formam premissas próprias de alguma ciências, como na geometria. Nesse, entende-se que os opostos, como a afimação e a negação, sempre irá existir um verdadeiro e um falso.
Nesse contexto, a pesquisa enquanto ciência na administração é caracterizada por entender a natureza e as questões práticas de algumas teorias, sendo estas indicadas para acadêmicos que foca em especial a elaboração do projeto de pesquisa.
Diante do exposto sobre métodos aplicados a pesquisa científica em administração, estudo da filosofia e a contextualização de Aristótoles, foi possível considerar que os autores convidam o acadêmico a entender conceitos de não fácil compreensão, enquanto métodos de uma ciência, no entanto, quando compreendidos, o uso semântico de palavras irão valorizar o positivo ou negativo de alguma ação.

Universidade de Fortaleza - CE
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso : Mestrado em Administração de Empresas
Turma: XVI - 1º período
Prof. Dr.Aurio Leocádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário