terça-feira, 30 de março de 2010

Resenhas: DESCARTES, R. Discurso do método/ WEBER, M. Sociologia/ TRVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais

DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Ícone, 2006.
WEBER, M. Sociologia. São Paulo: Ática, 1991.
TRVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1980.






DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Ícone, 2006.
WEBER, M. Sociologia. São Paulo: Ática, 1991.
TRVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1980.

Universidade de Fortaleza - CE
Aluna: Gilmara Elke Dutra Dias
Curso : Mestrado em Administração de Empresas
Turma: XVI - Prof. Dr.Aurio Leocádio

A objetividade do conhecimento nas ciências sociais, no caráter de fenômeno sócio econômico, segundo Weber ( 1991), está condicionado pela orientação do nosso interesse de conhecimento, e essa orientação define-se conforme o significado cultural que atribuímos a cada caso particular.
No marxismo, materialismo dialético e materialismo histórico, segundo Marx (?) considera algumas ideias básicas relacionadas ao pensamento filosófico que compreende três aspectos : o materialismo dialético e histórico, e a economia política.
Na visão fenomenológica o método propõe estabelecer uma base segura que para Marx (?) liberta de proposições, para todas as ciências, não se preocupando com algo desconhecido, visa apenas o dado, ou seja não é dedutivo nem empírico. Consiste em mostrar o dado e em esclarecer.
Nas ideias fenomenológicas de Triviños ( 1990), representa uma tendência dentro do idealismo filosófico, denominado idealismo subjetivo, que teve influencia na filosofia contemporânea próprios do mundo íntimo do ser humano, como: angustia, temor, desesperação. A ideia base é a noção de intencionalidade, dirigida a um objeto, sendo este um estudo das essências, e a todos os problemas, definindo a percepção, consciência e outros. Trata-se de descrever, e não de explicar e nem de analisar.
Nesse aspectos expostos, sobre a objetividade do conhecimento nas ciências sociais, a fenomenologia e o pensamento marxista, considera-se que os pensamentos são caracterizados como fenomenológicos quando o mundo é criado pela consciência, sendo este um processo de conhecimento; E como positivismo quando retificado ao conhecimento, ou seja transformar o mundo objetivo de coisas.
A linguagem utilizada direciona a pessoas que buscam aprofundar o conhecimento sobre uma objetiva ciência social, no qual organiza fatores epistemológicos de fácil compreensão que podem ser chamados em sentido estrito de eventos ou instituições econômicas, acontecimentos da vida religiosa e fenômenos não econômicos , como a orientação pro um determinado gosto. Assim esse complexo das relações humanas, normas e condições, podem ser designadas como um fenômeno econômico.

Gil........ :) :) :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário